sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

[tutorial] pintura digital - Olhos

Outro dia eu estava meio entediado e decidi fazer um tutorialzinho de pintura digital. Na verdade é que as vezes eu gosto de ficar rabiscando na tablet.. e por algum motivo eu gosto de desenhar olhos.

bem..


Este é o resultado final:


Eu fiz usando tablet e Photoshop CS3, mas acredito que dê para produzir o mesmo efeito em praticamente qualquer outra versão.
Vocês verão que é extremamente simples de realizar. Eu uso apenas duas ferramentas. Mas o resultado é bacana.

Usei apenas o brush "Hard Round" (é o primeiro que aparece .. o mais simples) mudando apenas seu tamanho e opacidade. Se você quiser experimentar outros brushs e tudo mais, fique à vontade.

Começo esboçando com tamanho de brush entre 1 e 3, você também pode usar o lápis.
Crio uma nova layer..
Defino a pupila. (ok.. vc já pode aumentar o seu brush XD)

Agora é hora de escolher uma cor. No caso aqui decidi vazer vermelho... heh..
Eu trabalho misturando cores. Então se quero olhos vermelhos eu vou trabalhar desde o roxo e marrom para tons escuros até o laranja para as tons mais claros. Passando também por todos os vermelhos. Trocando não só na matiz, mas também na saturação.
Alguns toques de preto.. Vou fazendo sempre risquinhos na direção da textura. Por enquanto parece feio pra caramba, mas já já a coisa melhora.
E agora vem a mágica. XD
Com a ferramente Smudge (a ferramenta do "dedo") eu vou misturando as cores. Costumo usar ele com cerca de 30%~40% de força.

Voltando ao brush, mas agora com opacidade mais baixa.. algo em torno dos 30%, eu faço sombras na íris. A parte de cima mas escura.
Com a ferramenta de seleção em forma de circulo eu defino bem a íris. Basta selecionar, dar um crtl+shift+i (select>invert) e del =)
Recomento voltar a seleção anterior e retocar as bordas com o preto e o smudge sempre.

Para os pontos de luz nos olhos, uso o brush com a cor branca e 100% de opacidade.
Novamente o smudge.
Crio uma nova layer...
Redesenhei o olho com o brush na cor preta mesmo, num tamanho maior e ainda com 100% de opacidade. É importante deixar em layers separadas, pois caso vc erre alguma coisa e precise apagar usando a borracha, a pintura no olho estará a salvo.

E agora só os detalhezinhos finais.. com opacidade beeem baixa.. boto uma sombrinha e o rosinha na parte lacrimal.



E é isso ae.

Vejam que eu não apaguei o esboço. Deixei as linhas de construção à vista. Também não é uma pintura realista. Há todo o trabalho com a íris e tudo mais, mas todo o resto do olho é simples. Não estou dizendo que é assim que deve ser feito. É apenas uma forma que eu gosto de fazer. Não ter trabalhado detalhes e texturas fora da íris não foi preguiça ou incompetência hehe.. foi uma escolha. Então não se prenda à esses tutoriais como esse que acabei de apresentar. Tutoriais não são regras. São formas de você conhecer o processo de trabalho dos outros, conhecer ferramentas, assim você pode aprimorar seus próprios métodos.


Espero ter contibuído em algo para alguém.
Não dou certo como professor. hauahuhua
=)

3 comentários:

N disse...

nossa, ficou ótimo.
haja paciência, hein!

Unknown disse...

haha muito bom
=D
ótimo professor (

Inês Santos disse...

está muito bem explicado!!

vou experimentar sem duvida =P